terça-feira, 13 de novembro de 2007

Urgente importante para o futuro!!!!!!

Professores:

1- Olhem ao seu redor. Prestem mais atenção em seus alunos. Ouçam com atenção o grito contido que muitas e muitas vezes estão guardados nos peitos dos adolescentes com os quais trabalhamos. Há muitas dores e mágoas. Há pouca compreensão e escuta. Sobram problemas e faltam soluções. O que fazer? Como lidar com isso? Esses dramas não têm que ser resolvidos pelas famílias? Nós também temos responsabilidades importantes no que tange a formação de caráter, a definição de cidadania, a compreensão da ética e da vida em sociedade. Não basta ensinar matemática ou português. Não é suficiente fixar conceitos, fórmulas e acontecimentos históricos. Temos que ir além e, trabalhando em parceria (dentro da escola e com as famílias e toda a comunidade) aprender a escutar, partilhar problemas, sugerir formas de superar as dificuldades,...

2- Criar elos entre a escola e a comunidade através do surgimento de projetos de apoio e solidariedade a crianças carentes, idosos, portadores de necessidades especiais ou ainda trabalhando em favor da cultura, do meio-ambiente, da ciência e da arte podem ser formas de estimular e promover adolescentes e jovens a ver mais sentido para suas vidas. Tente discutir parcerias entre sua escola e entidades assistenciais de sua cidade nos planejamentos anuais.

3- As escolas têm que trabalhar a tolerância e a integração entre todas as pessoas que fazem parte de sua comunidade. O respeito e a consideração têm que existir como forma de preparação para outras instâncias de nossas vidas. Não é admissível que continuem prevalecendo situações em que alunos sejam agredidos ou ofendidos apenas por não se posicionarem da mesma forma, por não se vestirem de modo assemelhado, por torcerem por times diferentes...

4- O trabalho desenvolvido nas escolas, em salas de aula, tem que ser mais significativo para os estudantes. Isso quer dizer, na prática, que os alunos devem participar, necessariamente das atividades, sendo inseridos nos projetos a partir de elementos que os envolvam, que sejam interessantes. Mas como tornar os temas das diversas matérias atraentes aos olhos dos estudantes? Que tal realizar aproximações entre a realidade e os assuntos estudados? São as tais “pontes” de ligação entre o que vivemos, portanto aquilo que é prático e palpável, com conteúdos e teorias que nos auxiliam a compreender com profundidade tudo aquilo que nos cerca...