sábado, 10 de novembro de 2007

Estudo 3 Análise do Filme

Estudo 3-Sobre a escola no cinema
FILME: O Sorriso de Monalisa
CENA: A diretora dita uma carta para a secretária em que ela anuncia que a Professora Catherine Watson terá seu emprego garantido no próximo ano, mas somente se seguir as seguintes regras:
1- Poderá utilizar apenas a apostila elaborada pela direção;
2- Os planos de aula devem ser submetidos no início de cada semestre, à aprovação e revisão;
3- Não deve dar conselhos que fujam a sua disciplina a nenhuma aluna e sob nenhuma circunstância;
4- Manter relação estritamente profissional com todos os membros da escola.
Se estas exigências forem cumpridas, ela continuará empregada.
ANÁLISE: Esta é uma cena que ocorre hoje em dia nas escolas. Os professores são submetidos a exigências, ficando restritos a apostilas, sendo obrigados a deixar de lado todos os anos de estudos, porque se eles não cumprem tais exigências vem outros que cumprem e por isso ficam com medo de enfrentar esses absurdos para não arriscar o tão difícil e suado emprego.
Mary
FILME: Coach Carter – Treino para a vida
CENA: Após descobrir que os jogadores obtiveram mau rendimento escolar, não atingindo a média estipulada no contrato, o treinador Carter fecha a quadra e cancela o jogo mais importante da temporada. Com isso a imprensa, os pais e a escola ficam contra ele. Ele convoca uma reunião com os jogadores e começa a falar em estatística: “... o colégio Richimond só forma 50% dos alunos. Dos que se formam só 6% entram na Universidade, 33% dos homens negros entre 18 e 24 anos são presos. Crescendo em Richimond tem 80% de chances de ir para a prisão do que para a Universidade...”.
ANÁLISE: Essas estatísticas se encaixam a realidade das escolas públicas do país, principalmente em bairros de classe baixa. Os alunos vão para a escola apenas ser mais um número nessa estatística. Com essa história de que aluno não reprova, as escolas estão cheias de analfabeto funcionais, importando para o governo apenas chegar às reuniões da ONU e mostrar os números onde o Brasil atingiu o maior índice de crianças na escola.
Mary

Nenhum comentário: