quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Estudo 3: Análise de Filmes.

Filme: Coach Carter - Treino Para a Vida
EUA, 2005

Posso dizer em poucas palavras o que se retrata o filme: amor ,esperança,e acima de tudo respeito e acreditar e nos mesmos como seres humanos o filme retrata bem isso que basta uma pessoa para poder mudar um mundo. Repleto de marginalidade ,drogas, prostituição. E lógico que as coisas não são fáceis nun lugar onde so e conhecido isso voce chegar e mudar tudo de uma hora para outra mas se tiver perseverança respeito.E acreditar isso pode ser . na verdade ofilme retrata que não que as vezes vc so precissa de uma orientação e alguem para mostrar o caminho para que possa tomar a decisao certa entao o filme passa a mensagem que não devemos desitir tao facil se queremos mudar algo e que por mais que os outros nos digam que não tem solucao devemos acreditar que podemos mudar mesmo que tudo pareça perdido ,devemos acreditar e nos mesmos como seres humanos e mostrar que as vezes podemos mudar algo ou diferencia –lo se alguém .estender suas mãos e nos mostrar o caminho correto e não simplesmente desitir no primeiro obstáculo que aparece por isso o filme nos diz que devemos acreditar e nos mesmos e nos outras e que podemos mudar se realmente desejarmos.

Filme: O sorriso de Mona Lisa

Em 1953, a recém-graduada Katherine Watson (Julia Roberts) torna-se professora de História da Arte do respeitado e conservador colégio Wellesley. Decidida a lutar contra normas tradicionais que existem na sociedade e no próprio colégio, a jovem professora inspira suas alunas, como Betty (Kirsten Dunst) e Joan (Julia Stiles), a vencer seus desafios de vida. A personagem que interpreta a professora de história da arte possui ideais feministas e polêmicos para o pensamento social da época, com esses ideais ela queria mudar a mente de jovens garotas da década de 50. O contexto escolar e social feminino era basicamente constituído; no ensino apenas em se formar até o ensino médio (colégio) e na vida social logo após o término dos estudos elas eram direcionadas a serem esposas determinadas.
Katherine, ao chegar no colégio retratado no filme tenta mudar essa situação, começando pelas suas aulas dinâmicas de artes, em que dentro do conteúdo havia análises de obras (não das figuras das obras, mas sim das próprias obras referentes). A partir desse novo conceito dos métodos de ensino, ela parte também para um mudança da vida social e pessoal das garotas do colégio Tenta fazer não apenas que as estudantes se empenharem como esposas “perfeitas” mas que busquem algo mais fundamental para as suas vidas, que se realizem nas coisas que desejam fazer, pessoalmente e profissionalmente. Basicamente o ensino, a escola retratada nesse filme não fica apenas dentro da metodologia da sala de aula, mas também faz parte do ensino para um contexto social, cultural e para a vida.


Mariela Oliveira Augusto