segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Unidade didática: uma técnica para organização do ensino e da aprendizagem.

No modelo atual de escola destacam-se as analises, as indagações, as experiências e os estudos sobre a organização do ato de ensinar com a finalidade especifica de transmitir, de forma sistemática, conhecimentos científicos construídos historicamente.
Quem define, seleciona e organiza esses conhecimentos é o professor, usando como meio opções de metodológicas.
O ato de ensinar diz respeito a definições do professor desses métodos e de suas técnicas, e isso é um desafio.
Vamos falar sobre o ensino por unidades didáticas, deste desafio e o trabalho do professor nesta questão.
Comênio, por exemplo, queria ajudar os professores a ensinar tudo a todos, para ele não havia nenhuma meta fixa para conduzir o aluno (sendo uma coisa importante), as disciplinas não eram relacionadas (não havendo interdisciplinaridade). Ele não conseguiu uma definição, mas deixou-nos registrado a importância da utilização de um método geral do professor para o ensino de todas as disciplinas.
Depois destacam-se outras teorias pedagógicas do século XVIII e meado do século XIX Herbat sistematizou concepções de educação e de ensino fundamentados na filosofia e na psicologia. Para ele aprender era a reação do espírito para a criança obter representações diante das coisas, através dos sentidos.
O adulto coloca a ordem tendo como papel muito importante na condução da educação. O papel do professor é tornar claras as representações que venham à mente das crianças.
Baseados em Herbat, Ziller e Rein definiram um esquema de 5 passos para o ensino, sendo eles: Preparação; Apresentação; Associação; Generalização, Aplicação.
Em 1920, a escola já era compreendida como sociedade em miniatura. E a organização do ensino foi mais generalizada.
No século XX, Dewey sistematizou os princípios da escola nova, para ele a transmissão de interesses, valores e idéias predominantes sobre o pensar e o agir do homem, desenvolve, adapta e conduz o aluno e o progresso social.

O Ensino por unidades segundo Morrison:

O ensino por unidades expressa uma proposta de organização e desenvolvimento do ensino pelo professor e da aprendizagem pelo aluno. Morrison partiu da suposição de que deve haver uma organização intrínseca material a ser ensinado que melhor se ajuste aos princípios da aprendizagem humana. Constituem essa concepção de unidade dois elementos essenciais para o ensino: a unidade, que expressa a organização da matéria de ensino em questão de aspectos importantes; da vida, da ciência, do mundo artístico, da personalidade do estudante, todos os fatores que influenciam nos resultados do processo de aprendizagem.
O estudante é colocado em contato com o ambiente para garantir a adaptação da personalidade. Os resultados disso são adaptações subjetivas no sentido íntimo de modificação de quem aprende. “A unidade, para Morrison, só seria realmente unidade caso seu estudo promovesse uma adaptação”.
Nas ciências essas adaptações significam o entendimento e a compreensão do conhecimento, as atitudes, as apreciações, as artes, essas são todas as habilidades desenvolvidas pelo aluno dentro do seu processo individual de adaptação.
Planejar uma unidade significa, fundamentalmente, promover a integração das experiências significativas do aluno de aprendizagem em um campo unitário.
Em outras palavras esse estudos por unidades têm a função de possuir um conteúdo coerente, promover adaptações de aprendizagens, desenvolver experiências e estudos de uma forma em que isso atue na vida do aluno.

O estudo de unidades segundo Morrison consiste em uma seqüência de cinco momentos que articulam a organização do ensino e da aprendizagem; exploração, apresentação, assimilação, organização, exposição ou culminância.

· Exploração: O professor deve sondar as atitudes e os conhecimentos que os alunos já possuem que se constituem como base para a compreensão de novos estudos e serem realizados. Ou seja, se trata de um estudo sobre os conhecimentos dos alunos para o desenvolvimento de trabalhos mais complexos e aprofundados.
· Apresentação: o conteúdo geral da unidade é apresentado ressaltando a importância do estudo, sua contribuição para o conhecimento com a realidade e sua aplicação prática. É nesse momento em que o aluno entra em contato com os aspectos gerais do novo conhecimento , adquirindo uma visão de conjunto e globalizada do conteúdo da unidade.

Assimilação: o aluno se “transforma em estudante” e desenvolve seu processo de aprendizagem, mediante estudo pessoal e de coleta de dados. O desenvolvimento da aprendizagem nesse momento possui dois objetivos: A) estimular atitudes favoráveis ao estudo, orientando o aluno no uso de técnicas de trabalho intelectual;B)proporcionar condições adequadas para a elaboração dos próprios conceitos- o aluno deve aperfeiçoar sua capacidade critica, aproveitar todas as possibilidades da imaginação criadora, cultivar qualidades de liderança e atitude de iniciativa, dentre outras.
Organização: busca-se fixar e manter a aprendizagem e sistematizar o novo conhecimento. Os alunos elaboram sínteses analíticas, estruturam quadros sinóticos e indicam as relações de subordinação entre as partes e o todo do conteúdo da unidade.
Exposição ou Culminância: o conteúdo desenvolvido pelos estudos da unidade será reelaborado pelos estudantes. O objetivo dessa fase é aperfeiçoar a expressão oral e escrita dos alunos e prepará-los para apresentar relatos de experiências, de pesquisas, de aulas de uma variedade de atividades didáticas.



O planejamento de Ensino por Unidades Didáticas supõe uma organização de ações de ensino e aprendizagem que requerem a atenção do professor.
Valorização dos conhecimentos prévios
Definição dos objetivos didáticos
Estruturação dos conteúdos
Decisões metodológicas
Duração
Avaliação da aprendizagem

Planejando as unidades didáticas

No ensino por Unidades Didáticas, a organização da aula está fundamentada na concepção global e ativa de percepção da realidade pelo aluno e supõe uma atitude do professor diante da classe para desenvolver o ensino e a aprendizagem. O professor acolhe os interesse dos alunos e propicia que se comprometam com seu desenvolvimento pessoal, que revisem a aprendizagem, que exercitem a auto avaliação e o aperfeiçoamento constantes.
Na proposta Morrison, identifica-se a articulação de três dimensões: a dimensão psicológica, no sentido de estar adequada ao nível sincrético da percepção do aluno, sujeito que aprende; a dimensão lógica , voltada para a estrutura conceitual de um todo em que o conteúdo de ensino se situa; a dimensão contextual, que considera a realidade em que o aluno está inserido. Constituem-se em bases e direcionam os estudos, orientam a seleção e a organização dos conteúdos, a seqüência das atividades de ensino e aprendizagem e a avaliação. A definição da organização intrínseca das conteúdos esta fundamentada nas experiências e no contexto sociocultural mais próximos do aluno.
Os conteúdos são traduzidos em atividades individuais e coletivas que propiciam aprendizagens significativas e permitem aos alunos vivenciar experiências, como pro exemplo:tomar decisões;desempenhar papel ativo para investigar, expor,observar, entrevistar, em lugar de escutar e silenciar;entrar em contato direto com a realidade e com situações novas que exijam diferentes interesses e níveis de capacidades.
Essas atividades visam à aquisição/assimilação/produção de conhecimentos e possuem o caráter de investigação e de acompanhamento da aprendizagem do aluno.

Exemplos de itens para compor o planejamento de unidade didática integrada:
1. Justificativa
2. Diagnóstico do nível de desenvolvimento dos estudantes.
3. Organização das atividades de ensino
- Metas educacionais
- Seleção do tópico de pesquisa
- Plano de pesquisa
- Recursos e materiais adequados
- Agrupamento de estudantes
- Organização do desenvolvimento do estudo
- Redação e apresentação das conclusões do desenvolvimento dos estudos realizados pelos aluno sob a orientação do professor
- Avaliação



ENTREGUE NO DIA 23/11/2007, NÃO FOI POSTADO ANTES POR FALTA DE TEMPO.
POSTADO POR WESLEY FERRAZ

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