quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Tv digital e educação no Brasil

Recentemente assisti a uma palestra com o tema “Mídias digitais- A tv digital no Brasil”, a qual envolvia também o aspecto da educação. Aí segue o conteúdo.


O dia 2 de dezembro de 2007 ficará marcado na história brasileira: inicia-se a implantação da tv digital, onde esta pretende revolucionar, trazendo, além de grandes expectativas, o surgimento de mudanças em nossos padrões sociais e culturais, sobretudo no que se refere à educação.
Trata-se de uma nova plataforma tecnológica, que agrega à televisão características benéficas e inéditas: imagens em autodefinição, mobilidade, multiprogramações, interatividade, bem como grandes vantagens à tv pública. O Brasil optou por um sistema híbrido, composto por uma série de padrões nacionais e japoneses que pudessem se encaixar aos meios de comunicação e ao governo brasileiro. Assim, não será necessária a compra de uma nova tv: o sistema baseia-se em dispositivo já agregado ou vendido separadamente, em forma de conversor (com preços que variam entre R$ 700,00 e R$ 800,00), onde a imagem digital poderá ser transmitida mesmo em tvs de recepção de sinais analógicos.

De acordo com Guido Lemos de Souza Filho, professor da UFPB, ‘a tv digital terá suas programações transmitidas não apenas em residências, mas em carros, ônibus, celulares, barcos, etc’. A mobilidade será maior: as pessoas poderão assistir ao que quiserem e onde quiserem, sem a preocupação de perder certa programação ao sair de casa.
Além disso, um dos pontos altos da tv digital será a interatividade: ela possibilitará, por exemplo, a um expectador de uma orquestra, escolher determinado instrumento que queira apreciar, sendo necessário apenas o toque do controle remoto.

Mas engana-se quem pensa que tal tecnologia vem se desenvolvendo de modo simples e barato. A TV Cultura de São Paulo adquiriu equipamentos com preços equivalentes a 5,5 milhões de dólares, e ainda prevê o gasto de mais 8 milhões apenas para as transmissões. São, de fato, equipamentos caros, mas que sofrerão quedas à medida que começarem a serem implantados. Com as emissoras não é diferente: devido a autodefinição de imagem, mais e mais detalhes ficarão expostos, e, portanto, haverá mais gastos com iluminação, cenário e até com a maquiagem de artistas e celebridades. Porém, apesar de tantos gastos, quem sairá em vantagem será a população, pois de acordo com o representante da Abrecom, Fernando M. Trezza, ‘ o telespectador verá que, sem o pagamento de uma tv a cabo, terá uma perfeita qualidade de imagem e som’. O grande salto deste sistema é o fato de que a tv digital possibilitará todas as vantagens citadas a todas as classes sociais.

As tvs comunitárias atualmente apresentam precariedades, tanto quanto ao público quanto à sua difusão, pois se restringem apenas às tvs a cabo. Logo, a tv digital abrirá várias portas à atuação destes canais, bem como mais espaço às tvs a cabo. Deste modo, as tvs educativas, universitárias, etc. serão beneficiadas com o aumento de divulgação e público futuramente adquiridos.

A implementação da tv digital vem sendo vista com bons olhos por especialistas e futuros telespectadores. Além de todas as vantagens tecnológicas, a ‘ tv do futuro’ proporcionará uma profunda mudança na cultura, beneficiando de forma gradativa e grandiosa a educação: o aumento da difusão das tvs públicas ampliará a formação crítica do cidadão, e as programações serão preparadas para várias leituras e linguagens, usando e abusando de mensagens via web. Com o aumento da interatividade, o desempenho de cursos à distância presenciará uma considerável melhora, e serão exigidos mecanismos diferenciados, onde as aulas tornar-se-ão mais atrativas, sobretudo com a forte afinidade desta geração de estudantes com a tecnologia. O objetivo da tv digital na educação, portanto, consiste na ampliação de conteúdos educativos, bem como levá-los às classes baixas e descriminadas.

Todavia, o advento da tv digital no dia 2 de dezembro ocorrerá apenas nas capitais do país, sendo espalhada por outras regiões a partir de 2008. As expectativas são muitas, e o apoio e a convicção neste sistema promissor pretendem transformar positivamente a vida do brasileiro, seja ele como mero expectador em busca de novas formas entretenimento, cidadão ou estudante.



“Mídias digitais- A tv digital no Brasil” - 20/11/2007 –‘Salto para o futuro’ – Tv escola
Camila Adriana Lagoeiro 06074017