quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Estudo 3 Análise do Filme

O Sorriso de Monalisa
de Mike Newel

O Sorriso de Monalisa é um filme muito interessante e inspirador,
Conta a história de uma professora que foi aceita por uma escola tradicional dos anos 50 para lecionar história da arte. Esta escola só de mulheres se via envolta de regras familiares e também escolares onde inclusive a arte necessitava de regras para ser aceita como arte. Esta professora que tinha uma visão muito ampla da realidade acredita que pode ajudar as suas alunas a, como é dito no filme “enxergar além da imagem”. Isto é, faze-las enxergar que a realidade não é como se fosse um “conto de fadas” onde exista uma escola perfeita, o par perfeito, a família perfeita, a maneira certa de pensar, a arte verdadeira e perfeita cheia de suas regras, a vida perfeita. Esta professora deseja que suas alunas descubram que a vida delas não pode ser pré-destinada simplesmente a um matrimônio, e que elas acreditem que podem fazer outras coisas em suas vidas como, por exemplo, se formar em uma universidade.
Este filme serve como exemplo para as pessoas, principalmente para futuros educadores, onde acreditar que podem agir e enfrentar as barreiras para fazer o que acham que é realmente importante para seus alunos, não é tarefa fácil, mas é muito positivo e se obtém resultado. É um filme, mas sabemos que um simples gesto pode mudar algumas coisas, e uma persistência pode mudar muitas.

Paulo José Cavalhéri
R.A.: 06030381


Coach Carter
(Treino para a vida)
De Thomas Carter

Este filme é baseado na história real de Ken Carter, um treinador de um time de Basquetebol de uma escola do subúrbio. Este treinador é uma pessoa decidida, e tem o objetivo de treinar seus jogadores não apenas para vencerem os jogos, mas também o acredita que pode ajudar os rapazes a terem um futuro melhor, longe das drogas e da prisão. Para isso estabelece regras para os alunos poderem treinar e participar de jogos, onde uma delas é superar o nível de desempenho acadêmico que até o momento era baixo. O treinador é uma pessoa dura e inflexível, mas talvez seja esta a postura mais adequada onde os alunos não têm o menor respeito para com os professores e para com eles mesmos.
O que este filme tem a acrescentar para educadores é a mensagem que traz consigo, de acreditar na educação e de conscientizar os jovens e alunos de que existe todo um projeto um tanto quanto eficaz de nosso sistema governamental, para a exclusão dos menos favorecidos, que são eles. Também de toda a propaganda do sistema, para que os jovens não acreditem neste esquema. Onde tanta eficácia por parte do governo para que este esquema funcione se dá pelo medo da elite de que a massa se conscientize disso, pois sabem o governo e a elite que se uma parcela considerável da sociedade se conscientizar, todo esquema pode vir por água abaixo.

Paulo José Cavalhéri
R.A.: 06030381