quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Texto referente a Arte. (Livia Matos)

Entrevistei uma pessoa que lida com pessoas portadoras de deficiência:
Atualmente trabalha com 4 alunos portadores e é orientadora em uma escola, mas trabalhou por muito tempo como professora.É graduada em Pedagogia com habilitação em deficiência mental, como trabalha com todas as deficiências tem feito cursos como formação continuada.Ao ser questionada sobre se sentir preparada para trabalhar com eles, considera que dependendo das especificidades do aluno ainda não esta e a maior dificuldade que ela encontra é com a falta de materiais(para adaptação), optando como solução a própria confecção de alguns destes materiais.
Segundo a professora, não existe diferença entre os alunos, interagem sem discriminação, e ela também não faz nenhum trabalho direcionado aos alunos que vão receber a pessoa portadora de deficiência, conforme as crianças vão perguntando ela vai explicando. As atividades são as mesmas para todos alunos o que muda é a forma de avalia-los.
Ela ressalta que a inclusão, a educação especial, é parte integrante da educação básica sendo direito de todos freqüentarem o ensino regular, com isto observa que os alunos são os maiores beneficiados, eles aprendem, contribuem e respeitam os limites de cada um. Acredita ser um passo que vem ajudando no social, pois as escolas estão se movendo para dar mais acessibilidade ao seus alunos com necessidades especiais, e os demais alunos passam a saber lidar com o diferente.os pais participam trazendo informações sobre seus filhos, auxiliam no que for necessário no ambiente escolar.
Sobre o que falta pra melhoramento do trabalho ela sente necessidade de cursos direcionados em áreas especificas ajudando a melhorar na formação dos professores. Atendendo com mais eficácia o aluno especial, e diz que para se ter uma inclusão eficaz, o preconceito é a maior barreira e para isso a informação é a solução.
É isso ai pessoal deixo a conversa com esta pessoa pra vocês saberem um ponto de vista de quem trabalha com, achei legal dividir esta experiência com vocês...sintam-se a vontade para comentar e expor opiniões de como melhorar a inclusão escolar. Seria importante comentar também que nós como futuros profissionais temos que correr atrás e estar informados sobre o assunto, sempre buscando aprender sobre como atuar na inclusão escolar, porque hoje em dia os professores demonstram grande falta de informação ou o que é pior, interesse.

Livia Matos

Nenhum comentário: