quinta-feira, 22 de novembro de 2007

( achei interessante...leiam ) Menino de 14 anos passa em engenharia no vestibular da PUC no Paraná

Mais de dois anos antes de concluir o ensino médio, um menino de 14 anos foi aprovado no vestibular para o curso de engenharia da computação da PUC (Pontifícia Universidade Católica) de Curitiba (PR).
Charles Reis Ribeiro, que estuda física quântica por hobby, ficou em 22º lugar no concurso, que oferecia 60 vagas --a universidade não divulgou a relação candidato/vaga. Como o garoto ainda não terminou o segundo grau, a família tenta autorização na Justiça para matriculá-lo no curso.
Ribeiro estuda em colégio privado desde o ano passado, quando foi aprovado em programa que concede bolsas em escolas particulares a alunos de baixa renda com habilidades especiais. Antes estudava na rede pública.
Quando criança, logo aos três anos a família já notava os "interesses diferentes" do menino. "É normal [a criança] querer brinquedos, carrinhos, bola. Ele, não. Queria livros, brinquedos pedagógicos, coisas que desenvolviam a curiosidade", diz a mãe, a professora de artesanato, Fátima Rissato.
Por causa das diferenças, Ribeiro diz que não conseguia fazer amizades com outras crianças. "A maior parte da infância eu fiquei sozinho."
Nos primeiros anos de escola, o adolescente considerava o conteúdo ensinado muito fácil. Tentava então aprender, por conta própria, as matérias dos anos seguintes.
Ribeiro diz querer seguir carreira na área de engenharia. Afirma ter grande interesse em "novas tecnologias". E usar o computador é um dos seus principais passatempos, mas ele diz que também gosta de sair com amigos e que leva uma vida normal.
O aprovado mais novo no vestibular da PUC-PR diz não temer a adaptação à universidade, caso consiga se matricular. Ele vai ser pelo menos três anos mais novo do que os colegas. "É uma escolha que vai me trazer benefícios."

Sara de Belo Melles
RA: 06325419