domingo, 28 de outubro de 2007

Estudo 3: Análise de Filmes.

Filme: Coach Carter - Treino Para a Vida.
EUA, 2005.

Uma cena curta e imperceptível (que ocorre no inicio do filme), que pode até levar a uma grande discussão, é sobre a instalação de detectores de metais na entrada da escola. Este ato mostra o nível de violência que invade muitas escolas públicas nos dias atuais. Mesmo sendo uma medida preventiva, o ambiente que deveria ser escolar, se torna um ambiente carcerário, influenciando assim no desempenho dos alunos.
É claro que com essa ação, não irá entrar nenhum objeto de metal na escola, mas isso não irá diminuir a violência, ela só vai mudar de local; para frente das escolas.
Talvez é isto que a escola quer, pois a violência ocorrendo lá fora, já não seria um problema dela.

Filme: Elefante.
EUA, 2003.

O filme é baseado na tragédia da escola Columbine, onde o bullying é o tema principal. Bullying engloba todas as formas possíveis de agressão, seja ela verbal e/ou física, sendo intencionais e repetidas, a um determinado indivíduo. É um problema mundial que ocorre em qualquer escola, onde todos os alunos são afetados negativamente, mesmo estes não participando diretamente da agressão.
Ao final disto, os alunos que sofrem bullying, dependendo de suas características, poderão não superar os traumas sofridos, criando - se assim sentimentos negativos, cometendo assassinatos e/ou suicídio. É um problema que muitas escolas tentam resolver, no entanto, isso sempre ocorreu e continuará ocorrendo, talvez mude apenas a denominção.
Hector Allen Ishii.

Nenhum comentário: