O Sorriso de Mona Lisa
A cena que eu escolhi para analizar é quando a nova professora de artes estréia a sua primeira aula. Ela começa apresentando alguns slides e logo em seguida começa a fazer perguntas às alunas. Ao ouvir as respostas das alunas a professora fica surpresa com o nível de conhecimento da matéria, que é geral. Um pouco desconfiada ela pergunta se alguém ja leu a apostila, e todas as alunas haviam lido, relido e decorado toda a apostila. É neste momento que percebi que não houve interesse da classe em entender e absorver a matéria. Decoravam tudo que estava escrito na apostila e recitavam mecanicamente, sem interesse nem paixão pelo que estavam esdutando, nem ao menos entendiam por que estudavam aquilo. O faziam apenas para ter notas boas e fechar a matéria. Este é um problema que observamos em escolas brasileiras, principalmente as particulares. Os alunos passam por um procesos de "decoreba" muito forte, apenas para passar em um vestibular. Não há sentido em estudar algo que não lhe traz interesse e não desperta a curiosidade. O estudo se torna tediante, mecânico e em um curto espaço de tempo é esquecido.